top of page
Buscar
  • Foto do escritorArthur Trindade

A cirurgia de Amigdalectomia

Atualizado: 16 de ago. de 2022

A cirurgia de amigdalectomia é um dos procedimentos mais realizado em crianças em todo o mundo. Esse tipo de procedimento é muito simples, mas envolve muitos mitos e angústia por parte dos pais.



O medo de submeter um filho ou filha a cirurgia é compartilhado por quase todos os pais, mas saibam que é uma cirurgia muito segura. Nesse procedimento, a criança ficará sob anestesia geral e intubada, mas a tecnologia de monitorização e dos medicamentos usados para a indução anestésica é muito boa, ou seja, essa parte também é bem segura.


O processo em si consiste na dissecação (separar dentro do plano) da amígdala de sua loja (lugar onde ela fica inserida), remoção do tecido e, depois, cauterizar (fechar os pequenos vasos abertos) os pontos de sangramentos.


No geral, demora cerca de 1 hora e o paciente pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia, sendo preciso evitar alimentos sólidos pelo período de 5 a 7 dias, a fim de prevenir sangramentos.


Alguns mitos da cirurgia:

a) Precisa deslocar a mandíbula? Não! Apenas abrir a boca é suficiente para expor as amígdalas e realizar o procedimento;

b) Fazer a cirurgia diminui a imunidade da criança? Não! Vários trabalhos científicos comprovaram que a imunidade de barreira da criança continua como antes da cirurgia.

C) Tem de ficar sem falar depois da cirurgia? Não! Apesar de ser esperado alguma dor, o paciente pode falar normalmente.




67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1-1.png
bottom of page