• Foto do escritorArthur Trindade

Como tratar a Rinite Alérgica sem medicamentos?

Atualizado: 7 de mar. de 2023

O tratamento da Rinite alérgica envolve mais do que apenas tomar medicamentos, é preciso fazer um controle do ambiente afim de evitar a exposição aos fatores que desencadeiam as crises, práticas de atividades física e imunoterapia.

A Rinite é uma inflamação crônica do revestimento interno do nariz, chamado de mucosa. Quando essa mucosa está inflamada surgem sintomas como: coriza, obstrução nasal, coceira do nariz e do olho e espirros. Geralmente, esses sintomas aparecem quando o indivíduo tem contato com as substâncias denominadas de alérgenos (que causam alergia), por isso o controle ambiental é fundamental para a melhora clínica dos sintomas.

O controle ambiental envolve manter sempre limpo o local onde a pessoal vive, principalmente o quarto. Retirar superfícies que possam acumular poeira, como prateleiras, livros e brinquedos, diminuem as chances de exposição aos ácaros (seres microscópicos que habitam a poeira doméstica). Usar capas anti-ácaros em colchões e travesseiros também vai diminuir as crises de Rinite Alérgica.

A prática de exercícios físicos regulares do tipo aeróbico é excelente medida para controle de alguns dos sintomas da Rinite Alérgica. Quando corremos, dançamos e andamos de bike promovemos uma descarga simpática por todo o corpo. No nariz, essa descarga diminui o fluxo sanguíneo para a mucosa, o que aumenta o fluxo de ar e diminui a produção de muco (ameniza a coriza).

Outra medida não medicamentosa no tratamento da Rinite alérgica é a imunoterapia. Essa é uma terapêutica com vacinas que visa diminuir a reação da pessoa doente quando estiver em contato com as substâncias causadores de alergia (alérgenos). Através de vacinas seriadas com uma pequeníssima quantidade de alérgenos, promove resistência do paciente fazendo com que esse não tenha mais sintomas quando exposto aos alérgenos. A imunoterapia é a forma mais próxima de uma cura para a Rinite Alérgica.